terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cientistas levam a língua de sinais aos smartphones



Utilizando os códigos da ASL por meio de vídeos, os aparelhos poderão se tornar ainda mais interessantes para usuários Surdos.
Por Nátaly Dauer
Um grupo de cientistas da Universidade de Washington, pensando em tornar os smartphones mais viáveis para pessoas com deficiências auditivas, afirma ter desenvolvido o primeiro dispositivo capaz de transmitir sinais da American Sign Language (ASL) em redes móveis dos EUA. A ferramenta já está sendo testada com estudantes surdos ou com a audição comprometida.
“Este é o primeiro estudo sobre como as pessoas surdas nos Estados Unidos utilizam celulares com vídeo”, declara Eve Riskin, líder do projeto e professora de engenharia elétrica na UW.
O dispositivo melhora a claridade da imagem no rosto e nas mãos do interlocutor, mantendo a banda e garantindo a qualidade da imagem. Os cientistas contam que o envio de dados é diminuído para até 30Kbits/segundo.
A tecnologia foi nomeada MobileASL e pode detectar também quando cada um está realizando os sinais, dizem os cientistas. Os aparelhos desligam o modo broadcast, para economizar bateria durante as trocas de vídeos.
A ideia foi estabelecer a comunicação por vídeos em tempo real para surdos, conta Jessica Tran, uma doutoranda que trabalha no projeto ASL. "Somos capazes de enviar vídeos por redes 3G e Wi-Fi, com taxa de envio muito baixa”, disse, segundo o site TechRadar.
Sabe-se que os celulares funcionaram nos laboratórios, mas as condições são diferentes no dia a dia das pessoas, explica Riskin, que afirma ainda que o estudo de campo é um passo importante em direção a colocar essa tecnologia em prática.
O site PCPro lembra que o dispositivo já está sendo testado com 11 participantes, que utilizam os aparelhos em sua rotina e relatam suas experiências aos desenvolvedores.


Fonte: http://ndauer.geek.com.br/ em 19 de agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário